top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Renato Orlandi

Seu diagnóstico em 50 minutos?

Imagina só, fui ao dentista nestes dias e ele pediu para eu sorrir, então disse que eu precisava fazer canal, fui ao gastro e ele olhou dentro dos meus olhos e disse que era gastrite, por fim, procurei uma nutricionista e da porta mesmo ela olhou para mim e disse, precisa comer carne! Parece estanho, não? Mas é isto que algumas pessoas esperam quando se trata de saúde mental. Se para tratar das necessidades de saúde físicas é necessário examinar o corpo, fazer exames laboratoriais e de imagem, responder questionários e coletar amostras, algo que demora um tempão até o sair todos os resultados e ter o retorno com o profissional que solicitou para se saber qual é o problema de fato e iniciar o tratamento mais adequado, porque na saúde mental seria diferente?

Na psicologia também existe um processo de coleta de dados, do histórico de saúde, dos hábitos, dos comportamentos, das emoções, o que exige muito tempo, então você não vai sair da primeira consulta com um diagnóstico. Uma boa anamnese, ou seja, a coleta de dados inicial, se faz numa média de oito sessões para que depois se pense em algum diagnóstico e assim se proponha um tratamento, até lá trabalhamos com hipóteses, no máximo. “Ah, imagina, eu sei bem o que eu tenho, é ansiedade pow, eu fico nervoso quando vou falar em público, é depressão pow, eu fico triste quando choro, é TDAH pow, eu sempre esqueço onde deixo as chaves, só diz aí o que eu tenho que fazer! Eu pesquisei no Google e depois fiz o teste do site do Dr. Áuzio, minha avó teve isso e falou que foi igualzinho o que eu tenho, eu olhei a lista de sintomas do Blog Princesas Borderline-zudas, do DSM e do CID, tenho certeza de que é isto”.

Minha sugestão é de que, se você estiver tão preocupado em ter um diagnóstico tão rápido sobre a sua condição emocional, isto deve ser um dos temas da terapia. Qual é a necessidade de correr para dar um nome ao seu sofrimento? E se ele não tiver nome? E se você for a primeira pessoa a sentir isto e ainda não estiver nos livros? Pois, de fato, não estará, porque você é único e sua forma de sentir a vida também. Confie no processo, tenha paciência e não deixe ninguém e nenhum diagnóstico te definir.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page