top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Renato Orlandi

Psicologia do Esporte e saúde mental: o segredo para o Hexa do Brasil

Quando falamos sobre esportes em geral, mas principalmente no futebol que está em evidência no momento pela Copa do Mundo, nos vem a figura do técnico da seleção, aquele que comanda o time, que cuida das táticas e estratégias de jogo, do preparo físico dos jogadores, da sua motivação, ajuda a fazer sobressair seus talentos e a aprimorá-los, entre muitas outras coisas, por isto são chamados de professores pelos jogadores, eles são essenciais na formação de novos atletas e no seu sucesso também, em colocá-lo na posição correta e no tempo certo, enfim, conduzir toda a equipe rumo a vitória. O técnico representa a figura do mentor na mitologia, é aquele que prepara o herói para enfrentar o desconhecido, é aquele que treina, que mostra e ajuda a desenvolver as armas internas que o herói tem e ainda não sabe, é aquele que aconselha e também aquele que acolhe, um modelo moral.

Desta forma, a condução pela jornada esportiva, para que seja realista, precisa focar o melhor resultado possível, dentro das condições que se apresentam, isto significa se preparar para perder também, e como é difícil ter preparo emocional para perder, para se frustrar, para dizer adeus ao sonho e voltar para casa sem o troféu. Isto não serve apenas para as quadras, campos ou pistas, é fácil você se lembrar de como foi difícil quando alguma coisa não aconteceu como você esperava, mesmo se preparando tanto, agora imagina isto com a cobrança estratosférica que mistura patriotismo, um legado, um troféu, defender um passado de muitas vitórias e também depender disto para o futuro da própria carreira.

Neste cenário entra em jogo um profissional essencial e quase sempre esquecido ou desvalorizado, o Psicólogo do Esporte, é ele quem cuida da saúde emocional das equipes e dos atletas em grupo e individualmente, ele é responsável por garantir o equilíbrio emocional dos esportistas, veja só que interessante, nós que somos leigos percebemos o impacto do jogo que foi com o time reserva quando o Neymar estava afastado para tratar de sua saúde física, deu para ver como a “moral” da equipe estava baixa, os jogadores tristes e desmotivados. E quando ele retornou? Os times têm seus líderes e aqueles a quem admiram, o Psicólogo do Esporte pode ajudar a compreender e superar com mais facilidade e rapidez estes momentos de crise.

Tivemos vários exemplos de atuação do Psicólogo do Esporte em outros times em que o próprio jogador reconheceu que foi de grande ajuda para sua concentração e vitória. É um profissional que entende as diferentes demandas de casa tipo de esporte e os gatilhos de ansiedade em cada movimento ou momento da trajetória do atleta, as fontes de estresse, autocobrança excessivas, principalmente em modalidades de competição ou de alta performance, e consegue definir estratégias de controle emocional e desenvolvimento de habilidades psíquicas específicas para cada momento.

Mais do que isto, ajuda nos momentos difíceis, de lesões que tiram o esportista da competição, para que ele recupere sua carreira, e ajuda a perder com menos sofrimento e a ter resiliência, conseguir se reerguer e seguir com a vida, para que evitemos cenas tão tristes como a que vimos, tanto dos jogadores desolados e chorando no campo, quanto do treinador abandonando-os, por vergonha, por tristeza, o que for, mas por deixar sua função, tão nobre, por não conseguir lidar com os seus sentimentos.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page