top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Renato Orlandi

Para organizar precisa bagunçar

Quem nunca teve a impressão de que quando começou a fazer a terapia pareceu que as coisas ficaram um pouco mais complicadas? Aquilo de que, nossa, mas antes disto tudo, aqui na minha vida, as cosias pareciam mais tranquilas, quer dizer, meu sofrimento estava tão acostumado a ser daquela forma, estava tão confortável, e não por suportar a dor, mas por saber onde doía parecia mais seguro sofrer. Aquele mesmo sofrimento e sempre a mesma lágrima e o mesmo veneno, porque quando administrados de forma homeopática mata sem se notar. Agora não, agora eu tenho certa preocupação sobre mim e tudo me dói, eu reviro isto tudo de mim, mexo e remexo, mudo tudo de lugar, o sofrimento reage, responde, dói onde antes não doía, será que eu estou evoluindo ou apenas fazendo uma espécie de batata quente e passando a angústia para outros lugares? 


Talvez esta seja uma das maiores armadilhas para quem começa a fazer terapia, lá nos inícios do processo quando o encanto de se sentar frente a frente com um profissional vai se dissolvendo e a angústia se movimenta e se revela por dentro, é quase sempre uma surpresa notar a quantidade de emoções represadas que querem revisitar, a psique reage ao pedido de ajuda e diz, opa, quero ser cuidada, olhe para mim também e nisto, tudo transborda. Na jornada do herói se trata apenas do primeiro limiar, é a primeira dificuldade logo depois do chamado e da recusa, é aquele momento por o desejo a prova, de vamos ver se você quer isto mesmo, e passando deste momento a jornada se inicia de fato, com a coragem e o olhar para a realidade necessários. 


E qual é esta realidade? É a de que para se organizar na vida é preciso bagunçá-la primeiro. Você já organizou um armário, eu gosto muito desta metáfora, a nossa mente é semelhante, para organizar a gente tira tudo de dentro, bota na mesa, abre, revisa, redobra, tira o velho e até dá uma limpadinha antes de colocar novamente para dentro. Com as emoções é bem-parecida, porque precisamos mover a dor acomodada, antes de ficar bem a gente tem a impressão de se ter piorado, mas isto não é verdade, a verdade é que agora as coisas estão começando a fluir, as engrenagens estão começando a girar e isto incomoda. Então não repare na bagunça, faça seu processo, não tenha medo se ao movimentar uma caixa sair um morcego voando, precisa disto para que as coisas fiquem nos seus lugares, afinal de contas, quanto tempo demorou para criar estas teias de aranha, não é?

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page