top of page
  • Foto do escritorPsicólogo Renato Orlandi

Nova temporada da vida

Você já pensou se a vida fosse como um seriado de televisão? E a cada ano ou novo ciclo se iniciasse uma nova temporada? Eu gosto de pensar assim, é uma forma bastante pedagógica de explicar as fases da vida ou os ciclos, na verdade existem muitas teorias do desenvolvimento humano e cada uma delas dá um nome para estas temporadas. Tem uns que chamam de ciclos de 7 anos, outros de fases do desenvolvimento, outros dão nomes específicos como patriarcal, matriarcal e alteridade, tem ainda aqueles que só marcam pelos anos a partir do nascimento e por aí vai. 

O interessante sobre isto é saber que quando mudamos de fase na vida é como iniciar mesmo uma nova temporada, acontece algum movimento fora do comum que muda tudo, na psicologia chamamos de crise do desenvolvimento, novos personagens aparecem, nossos interesses mudam, nossos objetivos também, consequentemente nossas roupas e nossos gostos também ficam diferentes, as músicas que gostamos, os filmes e algumas vezes até aspectos da personalidade, ficamos mais sérios, ou mais descontraídos, ou mais preocupados. Pode ser que mude o gênero do seriado da vida, de drama para romance, ou para terror, ou comédia, ou suspense familiar.

Existem também os momentos de episódios especiais, como nos seriados, o especial de final de ano, o especial de Natal, o especial de aniversário, o especial de viagem, quem não gosta de ver suas personagens favoritas em situações diferentes e temáticas como estas? Acontece com a nossa vida também, agora mesmo estamos vivendo o especial da Copa do Mundo, depois virão os de finais de ano, passamos por momentos críticos dos especiais de ficção científica apocalíptica com pandemia e um governo bastante duvidoso. O que será que nos aguarda agora?

Quais serão as tramas que nos aguarda nesta nova temporada? Será que o roteirista vai finalmente dar um par romântico para apimentar a série? Quem será o novo vilão? O arqui-inimigo? Como será o último capítulo? Será um desfecho com muita aventura, ou será mais espiritualista? Será que valeria a pena assistir novamente? Fazer maratona? Comprar a mídia física com comentários do diretor? Será que vai ter muitos erros de gravação? Será que saberemos bem o nosso papel? Mal posso esperar.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page